Free Shipping $40+ | 30-Day Money Back Guarantee

Cachorro com Diarreia - Causas e Tratamento para Gastroenterite Canina

O cachorro com diarreia é um cenário que pode causar extrema preocupação. E embora possa ser alarmante, o cachorro com diarreia é um sinal e um sintoma, não uma doença. Isso não significa, no entanto, que não seja necessário atenção por parte do tutor ou dono do cachorro. Enquanto alguns casos de cachorro com diarreia são apenas reflexo de uma má alimentação, outros podem significar alguma enfermidade.

Você vai ver adiante as principais causas do cachorro com diarreia e gastroenterite canina. Também vai entender o que deve analisar para entender o motivo da diarreia no seu cachorro. Além disso, vai saber como acabar com a diarreia e identificar o momento ideal de levar o seu cachorro ao veterinário.

 

Tabela de Conteúdo:

 

  

O que é Gastroenterite? 

Em princípio, pode-se dizer que as causas da diarreia canina são similares às causas da diarreia em humanos. Para entender o que é bom para diarreia precisamos entender o que a desencadeou. Veja algumas das principais causas a seguir:

Gastroenterite é uma condição de infecção no intestino e se manifesta com diarreia. Existem variadas causas relativamente comuns que podem levar o cachorro a ter diarreia. Como veremos adiante, uma mudança abrupta na alimentação pode desencadear diarreia.

Do mesmo modo, é comum ver um cachorro com diarreia e gastroenterite por intolerância alimentar. Também há quadros de diarreia que são causados por intoxicação e até mesmo envenenamento. Em cenários assim é comum ver o cachorro com diarreia e vômito. Fatores biológicos como uma contaminação parasitária ou viral também podem desregular o intestino do pet, causando diarreia e disenteria.

É importante observar a duração da diarreia do cachorro para entender melhor o que a está causando. O cachorro com diarreia com sangue pode significar problemas mais graves. O sintoma de sangue nas fezes do cachorro precisa de atenção urgente do veterinário. Aliás, nem pensar em dar remédio caseiro para diarreia sem a orientação profissional.

 

 

Causas Mais Comuns do Cachorro com Diarreia

Em princípio, pode-se dizer que as causas da diarreia canina são similares às causas da diarreia em humanos. Para entender o que é bom para diarreia precisamos entender o que a desencadeou. Veja algumas das principais causas a seguir:

Em princípio, pode-se dizer que as causas da diarreia canina são similares às causas da diarreia em humanos. Para entender o que é bom para diarreia precisamos entender o que a desencadeou. Veja algumas das principais causas a seguir:

 

 

Maus Hábitos Alimentares

Quem é tutor, pai ou mãe de cachorro sabe bem o tamanho do apetite que esses pets podem ter. Eventualmente nosso cãozinho vai acabar comendo algo que não deve (como resquícios de comida e fezes algumas vezes). Esse apetite pode desenvolver um mau hábito alimentar que costuma ser uma das causas mais comuns de gastroenterite em cachorros.

Além disso, é comum que o próprio tutor seja responsável pelos maus hábitos alimentares do cão. Não é rara a situação onde o tutor do cachorro serve apenas alimentos industrializados com muita química em sua composição. Como resultado, a frequência da ingestão desse tipo de alimento irá irritar o sistema digestório do pet, causando diarreia.

 

Mudanças Recentes na Alimentação pode causar Diarreia

Muitas vezes o cachorro com diarreia é um mero reflexo de uma mudança repentina de alimentação. A princípio é importante que a alimentação do pet só seja alterada sob a orientação de um veterinário. Além disso, é necessário que a nova ração seja implementada aos poucos na alimentação do cachorro. A maioria dos casos de diarreia acontece porque o organismo do cão ainda não se adaptou à nova alimentação.

Isto é, para que a mudança de alimentação não seja uma das causas da diarreia no cachorro ela deve ser feita de forma gradual. Muitas vezes a recomendação do veterinário tem uma progressão semana de substituição da ração velha pela nova.

 

Intolerância a Certos Alimentos... Causa Comúm de Diarreia

A mudança repentina na alimentação não é a única coisa que pode causar diarreia nos cachorros. Muitas raças de cachorros possuem intolerância a certos tipos de alimentos. A saber, há cães que possuem intolerância à lactose e outros ao glúten, por exemplo. Em casos assim, é importante que o veterinário avalie o pet para saber o que causa a diarreia.

Como regra geral é importante que alimentos industriais não sejam servidos ao cachorro. Além disso, certifique-se de que não haja temperos ou adições sintéticas de sabor. Tudo isso pode irritar o sistema gástrico do cão e agravar a disenteria e diarreia. Para voltar a ficar melhor, será necessário uma dieta com alimentos para diarreia.

 

Alergias e Cachorro com Diarreia

Não é incomum que haja cachorros com alergias a determinadas substâncias alimentares. Diferentemente da intolerância, a alergia pode trazer diversas outras reações ao cachorro, tais como vômito e vermelhidão na pele. No geral, a alergia é resultado da sensibilidade do sistema gástrico do pet, o que faz seu organismo ficar desbalanceado. Isso pode deixar o cachorro com diarreia e vômito.

Quando a diarreia é causada por alguma substância, o problema pode ser facilmente resolvido ao eliminar essa substância da dieta do pet.
 

 

Cachorro com Diarreia por causa de Parasitas

De difícil detecção, as infecções parasitárias são frequentemente vistas em filhote de cachorro com diarreia. Também pode acometer qualquer cachorro que beba água contaminada. Nos casos mais típicos, as infecções parasitárias são causadas pela giárdia e pela lombriga.

Para detectar se há uma infecção parasitária o veterinário geralmente solicita um exame de fezes. Quando o caso de infecção parasitária é afirmativo, será necessário que o pet seja tratado com medicamentos receitados.

Nota: um ambiente limpo e desinfetado pode diminuir drasticamente as chances que seu cachorrinho seja infectado por um parasita. Certifique-se de que o espaço onde o seu pet vive esteja livre de qualquer tipo de sujeira. O cachorro com diarreia e gastroenterite é também uma consequência do próprio ambiente onde vive.

 

Infecção Causada por Bactéria ou Vírus

A diarreia também pode ser causada caso o cachorro tenha contraído uma virose ou bactéria. Quando isso acontece, é comum que o cachorro com diarreia tenha sido contaminado por Coronavírus ou Parvovírus.

Além da diarreia, a contaminação por bactéria ou vírus poderá deixar o cachorro indisposto, fraco, cansado e com febre. Também pode ocasionar em vômito e diarreia durante o mesmo período.

Portanto é necessário que mantenha o cachorro sempre muito bem hidratado (o que funciona como um soro caseiro para cachorro). Caso não seja o único pet do lar, é necessário isolá-lo temporariamente do contato com os outros, senão todos terão de tomar remédios para diarreia. Certamente isso deve ser feito com a orientação de um médico veterinário. É normal que o veterinário indique um remedio para infecção intestinal nesses casos.

Para evitar ver o cachorro com diarreia por causa de vírus e bactérias, recomenda-se os mesmos padrões de higiene necessário para evitar a contaminação de parasitas que citamos acima. Prevenir é sempre melhor do que ter que saber como curar diarreia.

 

 

Substâncias Venenosas ou Tóxicas, causa Perigosa!

Surpreendentemente todos nós possuímos diversas substâncias tóxicas e venenosas em casa que podem fazer mal aos nossos pets. Normalmente os produtos de limpeza são os maiores responsáveis pela diarreia em cachorros intoxicados. Isto é, quando o cachorro ingere um produto dessa natureza, seu organismo fará o possível para expeli-lo. Como resultado o sistema gastrointestinal do cachorro se desequilibra e causa a diarreia.

Para evitar este tipo de situação é importante que o tutor do cachorro mantenha os produtos de limpeza (e demais produtos químicos) em armário fechado ou em lugar inacessível para o pet. Além disso, deve-se notar que os produtos de limpeza não são os únicos elementos tóxicos para os pets. Alimentos industrializados também podem fazer muito mal para o organismo dos cachorros e intoxicá-los. Assim sendo, para evitar ter o cachorro com diarreia ele não pode consumir:

  • Alimentos industrializados (como chocolate, por exemplo);;
  • Cogumelos;
  • Produtos químicos;
  • Detergentes e materiais de limpeza;
  • Artigos vegetais e minerais como carvão, giz e cal etc.

Além disso, quem tem o hábito de levar o cachorro para passear deve cuidar para que o pet não ingira nenhuma planta no caminho. Algumas podem ser extremamente tóxicas e nocivas para o organismo do pet (e de seres humanos também). Não é incomum ver cachorro e gato com diarreia por ingestão de plantas tóxicas.

Um cão envenenado ou intoxicado precisa ser levado diretamente ao veterinário, principalmente porque poderá apresentar diarreia e febre.

 

Cachorro com Diarreia por Ingestão de Objetos Estranhos 

A diarreia em cachorro pela ingestão de objetos estranhos para o organismo é mais comum do que se pensa. Geralmente acontece em filhotes de cachorro que não estão sendo supervisionados por algum tutor, pai ou mãe. Em outras palavras, um filhote de cachorro que fica sozinho potencialmente irá ingerir algo que não deve. É normal que os filhotes (e adultos) queiram comer plástico, bexigas, papéis, gramas, brinquedos etc.

Assim como nos casos de intoxicação e envenenamento, é importante prestar atenção no que o pet ingere. Isto é, o lixo deve estar bem fechado e pequenos objetos não devem estar disponíveis para fácil acesso do cão. Isso tudo impede diarréia constante o que pode ser preocupante para o dono. Também evita o desespero para saber como parar a diarreia.

 

 

 

Cachorro com Diarreia por Doença ou Enfermidade

Em alguns casos o cachorro pode estar com diarreia (ou intestino solto)pode ter alguma das seguintes doenças ou enfermidades:

  • Colite
  • Doença inflamatória do intestino
  • Câncer no fígado e/ou câncer no rim
  • Algum tipo de tumor no sistema gastrointestinal

A detecção de qualquer uma das doenças acima só poderá ser realizada por um veterinário. Muitas vezes se apresenta como diarreia com sangue. Quando o pet tem uma doença, é comum que o veterinário proponha uma dieta para diarreia. Evite dar chá para infecção intestinal sem orientação explícita de um veterinário.

 

Cachorro com Diarreia por Abalo Emocional ou Estresse

O estresse e o abalo emocional também podem se abater sobre os nossos amigos caninos. A princípio, cães que não possuem interação social podem ter seu lado emocional abalado pela solidão. Além disso, podem ficar estressados por excesso de ansiedade quando esperam pela companhia de seu tutor.

Estas duas situações podem alterar o sistema nervoso e gastrointestinal do cachorro, causando diarreia. O acompanhamento veterinário pode auxiliar a resolver a situação, porém o melhor é evitá-la. Ter tempo para brincar com o seu pet e garantir que ele esteja a maior parte do tempo acompanhado é fundamental para a saúde psicológica dele. Em casos assim podemos dizer que o melhor medicamento para diarreia é o carinho.

 

 

Cachorro com Diarreia por causa de Antibióticos

Alguns cachorros precisarão em algum momento de suas vidas passarem por um tratamento com antibióticos. E, embora os antibióticos sejam essenciais para se livrar de algumas bactérias, podem também desequilibrar o trato gastrointestinal dos cachorros. Em termos simples, isso acontece porque os antibióticos eliminam as bactérias “ruins” e também as “boas”. Em casos assim, o tutor deve fazer com que o cachorro beba bastante água o que e bom para diarreia e para evitar desidratação.

Saber o que comer com diarreia também deve ser de entendimento do tutor do pet. Procure orientação do veterinário quanto à dieta.

 

 

Fezes podem Revelar o Motivo do Cachorro com Diarreia

Uma das maneiras de entender o porquê seu cachorro está com diarreia é através da análise das fezes dele. A princípio, deve-se verificar a consistência das fezes. Isto é, as fezes precisam estar com uma textura consistente, porém sem muita resistência. A diarreia liquida, ou seja, que tem aspecto de água apenas precisa de bastante atenção por poder desidratar o animal.

Ver e entender a cor das fezes também é importante. Fezes escuras podem significar a presença de sangue, geralmente por hemorragia interna. Muco nas fezes pode significar inflamação intestinal. O mesmo pode ser dito em caso de diarreia amarela ou diarreia verde, ou quando são fezes marrom claro. Sangue nas fezes o que pode ser muito preocupante, geralmente significa corte ou hemorragia interna. Isto é, se evacuar sangue deve ir diretamente ao veterinário.

Além disso, a febre pode estar presente no cachorro. Portanto toque o pet eventualmente para ter como saber se o cachorro esta com febre também.

 

 

 

Como Funciona o Sistema Digestório do Cachorro

Para saber como tratar diarreia no seu cachorro, você precisa entender como funciona o sistema digestório (ou digestivo) dele. Isto é, saber diferenciar quando a diarréia é oriunda de um problema no intestino delgado ou intestino grosso. Para isso, primeiro você precisa entender as variações possíveis na consistência das fezes como descrevemos acima.

Normalmente, quando a diarreia tem origem no intestino grosso poderá apresentar fezes com muco e sangue ou fezes com muco branco. Além disso o cachorro terá necessidade e defecar com maior frequência. Nestes casos o remédio para diarreia deverá ser orientado pelo veterinário.

Já quando a diarreia se origina no intestino delgado apresenta pouco sangue e muco (algo parecido com catarro nas fezes). Porém o cachorro poderá apresentar quadros de vômitos e náuseas. Por isso em casos assim pode ser comum ver o cachorro vomitando também.

Também é importante saber o que comer quando esta com diarreia. A alimentação do cachorro deve ser a mais natural possível, como arroz sem tempero, por exemplo.

 

O Que Fazer se meu Cachorro está com Diarreia?

Em termos gerais, existem dois tipos de diarreia. Na grande maioria dos casos a diarreia não deve durar mais de 48 horas e é chamada de diarreia aguda. Nesses casos é comum que a diarreia tenha sido causada por ingestão de alimentos inadequados para o intestino do pet.

No entanto, há casos em que a diarreia pode durar mais de 7 dias, chegando a 10 ou 11 dias de duração. Esta é a chamada diarreia crônica. Em situações assim é importante que o pet já esteja sendo acompanhado por um médico veterinário para o tratamento ideal. Porém, enquanto não sabe o que fazer, o melhor remedio caseiro para diarreia é hidratar bem o seu cachorrinho.

 

Como tratar o meu Cachorro com Diarreia?

Não há dúvidas que o melhor remedio para diarreia é o cuidado e o zelo com o seu pet, evitando assim esse quadro. Isto é, uma alimentação de qualidade e suplementos naturais como óleo de canabidiol Honest Paws - CBD podem ajudar a manter a saúde do seu cachorro.

Vale lembrar que o remédio caseiro para diarréia que sempre funciona é a hidratação constante. Há quem considere administrar chá para diarreia de humanos em cachorros, mas isso não é aconselhável. Nem mesmo deve-se tentar saber como fazer soro caseiro para cachorro ou remedio caseiro para infecção intestinal sem orientação de um veterinário.

 

Meu cachorro está com diarreia - Quando procurar um veterinário?

Para saber se é hora de levar o seu cachorro com diarreia a um veterinário você deve verificar se alguns sintomas estão se abatendo sobre o seu pet. O veterinário irá recomendar o remédio para diarréia do seu cãozinho. Comumente indicará um bom remedio para cortar diarreia.

 

O sintomas mais importantes são:

  • A diarreia já dura mais de 48 horas, ou seja, diarreia constante;
  • O cachorro apresenta falta de apetite;
  • Há desidratação no cachorro;
  • Febre constante ou eventual no período da diarreia;
  • Sangue ao defecar ou fezes escuras. Isto é, o cachorro evacuando sangue;
  • Aparente inchaço abdominal;
  • Manifestação de dor (cachorro com dor de barriga, choro, dificuldade para andar, fraqueza etc.).

     

Quando os sintomas da diarreia estão presentes, deve-se procurar um veterinário para saber sobre o melhor tratamento do seu cachorro.

 

Fontes de Referência:

CertaPet

Honest Paws

BioVet

Dog Hero

Canal Do Pet

Cachorro Gato

Hospital dos Animais

 

← Older Post Newer Post →