Free Shipping $40+ | 30-Day Money Back Guarantee

Shitzu ou Shih Tzu? Saiba Tudo Sobre essa Raça Fofa!

Amigável e com ótimo senso de alerta, o Shitzu pode ser o companheiro ideal para quem busca adotar um pet. Por ser de pequeno porte, precisa de pouco espaço para viver, por isso é perfeito para quem mora em apartamento.

Além disso, o Shitzu fascina por ter pelos  lindos, longos e sedosos que não existem em nenhuma outra raça. Também é considerado um ótimo cão de companhia por sua facilidade de adaptação aos hábitos de seu dono. Aqui você vai encontrar todas as informações que precisa para saber sobre a popular raça Shih Tzu.

 

Tabela de Conteúdo

 


Origem da Raça Shitzu

Embora tenha origem centenária na China, a raça shitzu só foi reconhecida em 1940 pelo Kennel Clube da Inglaterra. Antes daquele ano, os shih tzu eram apresentados como se fossem da raça Lhasa Apsos, dada a similaridade. Historicamente, alguns registros apontam mais de 5 séculos de existência, mas não há certeza de quando a raça surgiu.

Uma lenda muito popular conta que o shih tzu significa a junção do amor de dois povos, os chineses e os mongóis. Diz a lenda que, na impossibilidade de viverem juntos, uma princesa chinesa e um guerreiro mongol decidiram cruzar dois cães, um de cada povo. Do lado a da China, a princesa concedeu o pequinês. Da Mongólia, o guerreiro concedeu o Lhasa Apso. Assim, deu-se origem ao shitzu.

Curiosidades do Nome Shitzu: O nome Shitzu vem do chinês Shīzi (狮子). Em tradução livre significa “leão pequeno” ou ainda “leão cachorro” em algumas variações. É chamado assim porque era comumente adotado pelos nobres chineses para companhia e segurança. Na China antiga, o Shitzu cumpria o papel de guardião e companheiro ao mesmo tempo.

Como se trata de uma transliteração de outro idioma não há forma correta de escrever a palavra Shitzu. Muitos se referem a essa raça de cachorro como Shih Tzu, Shih-Tzu, Shithzu, Shi tzu etc.


Características do Shitzu

Ser de pequeno porte e com pelos tão exuberantes são apenas duas características que tornam o shih tzu incrivelmente amável. A maioria dos cachorros da raça shihtzu não passa dos 7,5 kg e dos 29 cm de altura. É comum que você veja cães shih-tzu com variadas cores, há shitzu preto e branco e muitas outras tonalidades diversas. Assim sendo, podemos dizer que as características gerais do shitzu são:

  • Peso: 4,6 kg a 7,5kg em média
  • Tamanho: 24 cm a 29 cm
  • Expectativa de vida: entre 11 e 16 anos
  • Pelo: longos (se não forem aparados e/ou tosados)
  • Cor: há shitzu branco, preto, marrom, cinza e etc. esta raça apresenta grandes variações e possibilidades de cores
  • Shih-tzu personalidade: se adapta facilmente a qualquer dono e tutor, adora estar perto de crianças, adultos e idosos. Companhia ideal para qualquer pessoa que gosta de interagir com cachorros e pets.
  • Shih tzu preço: o aconselhado é adotar. Caso opte por comprar, verifique se o criador está certificado e regulamentado pela prefeitura da sua cidade.

Como as pessoas vivem em espaços cada vez menores em grandes centros urbanos, tem sido cada vez mais comum optarem por cachorros de pequeno porte. Dessa maneira, o shih tzu é quase sempre a primeira escolha de quem pensa em viver com um pet pequeno.


Personalidade do Shitzu

Antes de decidir se a raça Shih Tzu é ideal para você, é necessário saber como esses cãezinhos se comportam. O comportamento do shitzu nada mais é do que um reflexo do seu próprio temperamento. Mas isso não significa que você deva se preocupar, pois os shitzu são extremamente dóceis e incríveis companheiros.

Por serem cães de companhia, têm a percepção de perigo mais apurada que muitos outros cachorros. Está sempre em alerta para proteger seu tutor, por isso quando é filhote pode latir mais. No entanto, se ensinado desde cedo, o filhote shitzu se adaptará facilmente. O shitzu adulto praticamente não latirá.

Gosta de estar sempre perto do dono. Isso quer dizer que o shitzu pode não ser o cão ideal para quem passa longos períodos fora de casa. Em princípio, o shih tzu pode se sentir solitário caso viva em um lar onde todos passem o dia todo fora. Em seguida, a solidão pode ser motivo desencadeador de diversas mazelas no cachorrinho.

Todo shih tzu pode apresentar relativa resistência ao treinamento. Isto é, treinar um cão shih-tzu pode ser mais difícil do que treinar outros cães. Esta situação acontece tanto com o shitzu macho quanto com a fêmea. Porém, é importante notar que a dificuldade de treiná-lo em nada tem a ver com a inteligência do shih tzu.


Como é a Saúde do Shitzu?

Os cães da raça shih tzu precisam estar com um dono (ou família) que cuide muito bem de sua saúde. Isto é dito pois todos os cachorros da raça shitzu apresentam certas condições genéticas que necessitam de atenção. Confira a seguir as principais caracteristicas da saúde do Shih Tzu:


A Dentição do Shitzu

É comum que os dentes inferiores dos cães da raça shitzu tenham um desenvolvimento proeminente se comparados à arcada superior. Além disso, é comum que os dentes de leite não caiam sozinhos, sendo necessário levar o shitzu ao veterinário para a extração. Isso também evita que o shitzu filhote morda móveis e objetos que não deve na fase de troca de dentes.

Também é necessário escovar os dentes do shih tzu frequentemente para evitar problemas com cáries e tártaros. Pela formação da dentição que pode ser irregular, é mais fácil que restos de alimento fiquem entre os dentes.  Daí a importância da higiene bucal constante nos filhotes de shih tzu e nos shitzu adultos.


Os Olhos do Shitzu

Os olhos do shitzu são como duas joias preciosas que precisam de muito cuidado.  Por serem relativamente grandes e levemente saltados, os pelos dessa região devem estar sempre aparados. Caso contrário, ficarão em constante contato com os olhos do shitzu, podendo causar irritação e até inflamação. Ademais, é necessário tomar cuidado para que não haja quinas e objetos pontiagudos na altura do shitzu. Isso evita acidentes com os olhos deles, como arranhões e lesões.

Também é normal que os olhos do shih tzu, por serem mais expostos, produzam mais secreção do que algumas outras raças. Por isso é necessário limpar sempre a região dos olhos, principalmente se for filhote de shitzu. Assim se evitam contaminações e se mantém a higiene dos olhos do filhote de shih tzu.


O Focinho e a Respiração do Shitzu

Por questões de anatomia, é comum que os shitzu sofram com a síndrome braquicefálica. Isto é, o aspecto “amassado” do seu focinho pode trazer algumas complicações de saúde. A princípio, um bom acompanhamento com o veterinário desde cedo pode evitar complicações por causa disso. De qualquer forma, o shitzu pode ter dificuldades para atividades muito intensas, como longas corridas.


Cuidados com o Pelo do Shitzu

O tamanho e a coloração do pelo é um dos maiores encantos do shih tzu. Podem crescer de forma a ficar tão grandes quanto o próprio shih tzu. Portanto, é necessário escovar seus pelos diariamente caso sejam longos, pois evita nós, pontas embaraçadas e queda de pelo que podem causar problemas. Os pelos de um shih tzu bem cuidado costumam ser lindos.

Porém, em algumas circunstâncias é melhor manter o shih tzu tosado, tais como lugares com a temperatura muito elevada. A tosa para shih tzu é um procedimento rápido e fácil, geralmente feito por veterinário ou auxiliar em pet shop. Cachorros de porte pequeno como o shitzu podem ser facilmente afetados pelo calor, por isso a tosa de shitzu deve estar em dia.

Nota: manter o shitzu tosado em climas frios pode não ser uma boa ideia, dada a alta sensibilidade térmica do pet.


Cuidados Necessários com as Unhas do Shih Tzu

É essencial que o tutor cuide das unhas do shitzu. Na maioria das situações, as atividades do próprio cachorro shih tzu já serão o suficiente para desgastar as unhas. Quando isso não ocorre, seja por falta de espaço ou oportunidade, o dono deve cortar as unhas do pet. Unhas grandes podem causar feridas na hora do shitzu se coçar, além de rasgar e estragar móveis.


O Shih Tzu e a Coprofagia

Muitos veterinários e pesquisadores apontam que a coprofagia pode ser uma questão ligada à genética dos shitzu. Assim sendo, é comum que você veja o shitzu filhote comendo as fezes dele ou de outros cães. Embora preocupante, o shih-tzu pode ser desestimulado desse hábito com o acompanhamento de um profissional da área.


O Bem-Estar do Shih Tzu

Todo cachorro de raça pequena como o shitzu precisa de atenção especial quanto ao seu bem-estar. Proporcionar uma ração de qualidade é o primeiro passo para a manutenção da saúde do shitzu. Além disso, complementar a alimentação shitzu com suplementos de qualidade como o óleo de canabidiol (Honest Paws - CBD) é a chave do bem-estar.

Os filhotes de shitzu precisam de atenção e cuidados constantes. São tão pequenos que muita gente pensa que é algum tipo de shih tzu mini ou mini shitzu. Isto é, os shitzu mini (filhotes) são totalmente dependentes de seus donos. Certificar-se de que suas vasilhas de comida estejam sempre limpas também é primordial, isso até quando é shih tzu adulto.


Quem pode ter um Shih Tzu?

O shitzu é uma raça que gosta de interação e do convívio com gente e outros animais. Pessoas que desfrutam da companhia de cachorros (e pets em geral) são as mais indicadas para adotarem um shih-tzu. Esta raça se adapta bem com pessoas que vivem sozinhas ou mesmo com famílias grandes.

O shitzu é recomendado para você se:

  • Você tem pelo menos 30 minutos por dia para brincar com o shih tzu, incentivando-o a fazer pequenos exercícios;
  • Gosta que seu cachorrinho fique por perto. A raça shitzu adora ficar no colo, por exemplo, por isso é fundamental amar a companhia dele;
  • Você não passa longos períodos fora de casa. O shih tzu (e qualquer outro pet) não vive bem sozinho. Tenha certeza que o seu shitzu estará a maior parte do tempo acompanhado.

O shitzu não é recomendado para você se:

  • Você trabalha por longas jornadas fora de casa, pois o pet precisa de companhia;
  • Não tem tempo para brincar e incentivar pequenos exercícios;
  • Não tem paciência para cuidar dos pelos e da saúde do shih-tzu.

O mais importante é estar disposto a dar amor e compreender que o pet é uma responsabilidade. Se você está decidido a cuidar do seu pet da melhor forma possível, então adotar um shih tzu pode ser uma boa opção para você. Seguem algumas dicas básicas de cuidados para seu Shih Tzu:

  

 


Motivos para ter um Shih Tzu

Para o shitzu não importa se você tem muito ou pouco espaço, desde que passe tempo com ele. Os shih tzu são fofos, alegres e estão sempre demonstrando carinho. 

Embora muita gente compre animais, o mais recomendado é adotá-los. Então, se você está decidido a ter o seu pet, procure adotar um que esteja precisando de um lar. Pense em tudo o que ele precisará para viver.

É também essencial ter paciência, pois os pets são como filhos. Vale lembrar que os pets passam pelas mesmas fases da vida que os seres humanos. isto é, serão filhotes, adultos e depois idosos. Compreender a expectativa de vida do shitzu e fazer o melhor para que ela seja enorme é o papel do dono e tutor.



Fonte de Referência:

Honest Paws

CertaPet

The Kennel Club

Pet Love

Petz

Dog Hero

 

← Older Post Newer Post →