Free Shipping $40+ | 30-Day Money Back Guarantee

QUEDA DE PELO EM CACHORRO: Causas, Tratamentos e Dicas

Todo mundo que tem um animal de estimação já viveu alguma situação com a queda de pelo em cachorro, não é mesmo? Escolher a roupa pensando na cor do pelo do bichinho (que gruda nos tecidos), precisar sacudir tapetes e almofadas o dia inteiro e precisar aspirar a casa inteira várias vezes por semana.

Mas por que os pelos caem tanto e como solucionar esse problema? É justamente isso o que você vai descobrir nesse post.

Nos próximos tópicos, vamos falar sobre as causas da queda de pelo em cachorro, quais são os melhores tratamentos e, ainda, apresentar algumas dicas de como deixar o ambiente mais limpo, sem ter tanto trabalho.


Pelos ajudam a proteger a Pele do Cachorro

Entender a queda de pelo em cachorros é muito importante, já que os fios protegem a pele do animal e regulam a temperatura.

A quantidade, comprimento e textura do pelo, variam de acordo com a raça, mas, em todos eles, funcionam como regulador térmico, inclusive no verão. Logo, nada de tosar demais os pelos do bichinho em estações mais quentes, hein!

O pelo não funciona como as roupas. Eles evitam que o cão perca ou receba excesso de calor, por isso, mesmo que o dono opte pela tosa, não é recomendado tirar o pelo todo.


Por que a Queda de Pelos em Cachorro Acontece?

A queda de pelos pode ser um processo natural ou refletir que algo está errado com o pet. Confira 6 motivos que justificam a queda de pelo em cachorro e fique atento aos sinais que seu cãozinho apresenta.

  • Renovação dos pelos

A primeira explicação para a queda de pelo em cachorro é a mais simples possível. Assim como os cabelos e pelos do corpo humano, os pelos dos cachorros nascem, crescem, envelhecem e caem naturalmente, dando lugar a novos pelos em um ciclo de renovação celular.

E se a raça é muito peluda, certamente haverá mais fios espalhados pela casa e isso é completamente normal.

  • Mudanças climáticas

As mudanças climáticas também potencializam a queda de pelo. Em temperaturas mais quentes, por exemplo, a pelagem fica mais curta e cai mais, para ficar novinha e mais cheia quando o inverno chegar.

  • Doenças e falta de nutrientes

Uma alimentação desbalanceada também provoca a queda de pelos em cachorro, já que o animal não consegue obter todos os nutrientes necessários para uma pelagem forte e saudável. O mesmo acontece se o cão tiver alergia a algum alimento.

Doenças relacionadas ao fígado, rins e tireoide e até câncer também potencializam a queda, bem como infecções por fungos e bactérias. A sarna em cachorro também ocasiona queda de pelos. 

  • Parasitas

Outro grande problema são os parasitas, como piolhos, pulgas e carrapatos, que podem provocar alergias e aumentar consideravelmente a queda.

  • Estresse e ansiedades

Situações de estresse como ficar muito tempo sozinhos, mudança de casa, viagens, alterações na rotina ou mesmo a perda de um tutor podem deixar o cão ansioso, refletindo em mais queda dos pelos.

  • Tamanho do Pelo

Outra questão que deve ser observada é o tamanho do pelo. Os mais curtos têm ciclo de renovação menor, logo, caem mais.

Por outro lado, o cachorro peludo deixa mais pelos pela casa, em função da quantidade e peso dos fios.

  • Queda Natural vs Problemas de Saúde

A queda de pelo em cachorros pode ser uma situação normal ou reflexo de algum problema de saúde. Para saber identificar quando algo não vai bem com o bichinho, fique de olho nos sintomas que acompanham a queda dos pelos e procure um veterinário.

  • Pele irritada, inchada, com manchas ou vermelhidão;
  • Pelo mais finos ou áreas que ficam totalmente despeladas;
  • Feridas abertas;
  • Pelo seco;
  • Coceira;
  • O cachorro lambe muito a região que está com perda de pelos.


Como Tratar e Queda de Pelo em cachorro?

O tratamento da queda de pelos vai depender da situação em que o cachorro se encontra. O veterinário pode recomendar suplementação alimentar; medicamentos, xampus para eliminar parasitas ou passeios para suavizar o estresse.

Siga todas as orientações para alcançar os resultados esperados e volte a consultar o profissional se a queda e demais problemas continuaram ocorrendo.

Lembre-se, ainda, que é muito perigoso medicar o animal por conta própria. Só use o que for recomendado pelo veterinário.


Como Prevenir a Queda de Pelo em Cachorro?

Apesar de todos os cuidados, sempre haverá queda de pelos, enquanto ciclo natural da vida do cachorro. Mas é possível suavizar o problema, prevenindo o excesso de pelos na casa e garantindo ambientes com mais sensação de limpeza.


Escovação do pelo


Escove os pelos do cachorro pelo menos uma vez por semana, removendo os fios que estão prestes a cair. Você deixa o cão mais bonito e saudável e a casa limpa. Se a pelagem for muito densa, pode ser necessário escovar várias vezes por semana, ou mesmo diariamente.


Banhos


Os banhos mantêm a higiene do cachorro e ajudam a remover os pelos mortos. Os cães muito peludos precisam de banhos de 15 em 15 dias, porém o ideal é consultar o veterinário para estabelecer a melhor frequência para cada animal.


Tosa


Tosar o animal é uma boa solução para diminuir o volume de pelos, além de ser uma prática saudável para os cachorros de pelagem densa que, em contato constante com umidade, podem desenvolver fungos.

Ao optar pela tosa, tome cuidado para não remover pelos demais, afinal, essa é uma proteção natural do cachorro.


Limpeza de Estofados


E para deixar a casa mais confortável, nada melhor do que o serviço especializado de limpeza de estofados.

Os pelos podem ficar espalhados por todos os cômodos deixando uma sensação incômoda de sujeira.

A solução profissional remove pelos que grudam no sofá, nas camas, nas cadeiras, nas poltronas e outros móveis da casa. Ainda ajuda a combater as alergias provocadas pelo acúmulo de resíduos.

Assim, todo mundo fica feliz, em um ambiente mais saudável, confortável, perfumado, limpo e com a companhia do cachorro de estimação. Saiba mais sobre essa opção de limpeza aqui.

Conte a sua experiência nos comentários e compartilhe com a gente outras dicas que ajudam a diminuir a queda de pelos.

 

Fontes de Referência:

Honest Paws

CertaPet

Dr. Lava Tudo

 

← Older Post Newer Post →