Free Shipping $40+ | 30-Day Money Back Guarantee

CACHORRO VOMITANDO: Meu cachorro esta Vomitando! O que fazer?

Um cachorro vomitando pode ser uma situação assustadora para qualquer dono, sem contar que é também extremamente desconfortável para o pet. Afinal, quando o seu cachorro está vomitando isso pode significar diferentes condições de saúde. Abordaremos adiante as principais causas e soluções deste problema comum entre os cachorros.

 

O que é e o Que Significa um Cachorro Vomitando?

Cachorro vomitando é também conhecido como o ato de regurgitar, expelir ou golfar. O que significa expelir o conteúdo do seu estômago. De fato, quando isso acontece pode ser de forma voluntária ou forçada.

Um cachorro vomitando em si não significa uma doença. Entretanto, é um sintoma que pode indicar outras condições ou incidentes isolados. Ver o cachorro vomitando, embora seja uma situação comum, pode algumas vezes se desenvolver em um quadro mais grave. Isto é, se o cachorro está vomitando isso não pode ser ignorado. Porquanto quando o cachorro vomita repetidamente até que não sobre nada no estômago é chamado de vômito agudo.

Diferença entre Cachorro Vomitando e Regurgitando

É muito importante saber a diferença entre cachorro vomitando e regurgitando. Pois, regurgitar e vomitar são diferentes processos e podem ter implicações diferentes dependendo do diagnóstico sobre o pet.

Um cachorro vomitando é normalmente uma condição acompanhada por sons de ânsia, contração dos músculos abdominais e tosse.

Em contrapartida, regurgitação é um processo passivo normalmente associado à mudança de posição (como abaixar a cabeça). Ou seja, na regurgitação a comida parece literalmente cair da boca do cachorro. Isto é, situação diferente do vômito que costuma provocar ânsia de vômito no cachorro.

Além disso, outra forma de diferenciar se o cachorro está vomitando ou regurgitando é analisar o que ele expeliu. O vômito geralmente vem do estômago ou do intestino delgado e como consequência terá bile, um fluído digestivo. Em suma, o bile pode ser amarelo, laranja ou verde. No entanto, caso seu cachorro tenha comido recentemente o vômito poderá não conter bile.

O material regurgitado vem da faringe ou do esôfago e passa pela boca ou pelo nariz do cachorro. Por isso o material regurgitado geralmente virá em forma tubular e pode conter comida, saliva e muco, mas não conterá bile.

Ademais é comum que o cachorro possa expelir muco quando estiver tossindo ou expectorando. Certamente isso não é a mesma coisa que vômito ou regurgitação, por isso é importante saber diferenciar.

 

Por que meu Cachorro está Vomitando? Conheça as Causas Comuns

Um cachorro vomitando pode ser sinal de uma vasta gama de situações, algumas preocupantes e outras nem tanto. Isto é, alguns motivos que fazem o cachorro vomitar podem requerer atenção veterinária. As principais causas de um cachorro vomitando são:

  • Enjôo e náusea por movimento - cinetose, normalmente por andar em carros, aviões, trens etc. isso tudo pode dar vontade de vomitar nos cães;
  • Materiais não digeríveis no trato intestinal - tais como brinquedos, ossos, plástico etc.;
  • Indiscrição alimentar - isto é, quando a ração do cachorro é trocada abruptamente de uma hora para outra, intolerância ao comer algo etc.;
  • Doenças infecciosas - tipo de vômito que pode ser causado por parasitas ou vírus no trato gastrointestinal do cachorro;
  • Envenenamento - normalmente ocasionado pela ingestão de substâncias tóxicas;
  • Hepatite - insuficiência hepática aguda ou insuficiência renal;
  • Inflamação - doença inflamatória intestinal e inflamação da vesícula biliar podem desencadear vômito nos cachorros;
  • Febre e insolação - temperaturas altas no corpo do cachorro podem provocar náuseas e vômitos;
  • Reação a medicamentos - sedativos, anestésicos e analgésicos podem fazer o cachorro vomitar;
  • Síndrome do vômito bilioso - quando se desenvolveu um quadro agudo;
  • Peritonite - a infecção do peritônio pode causar vômito no cachorro.

Acima de tudo é importante perceber que o cachorro vomitando pode ter vários outros sintomas. Ademais, é comum que o vômito venha acompanhado de letargia, perda de apetite, diarreia e muitos outros sintomas.

 

Como fazer um Cachorro Vomitar: Você deve fazer isso em casa?

Se o seu cachorro ingeriu veneno ou substância perigosa você pode ter que fazê-lo vomitar para não absorver as toxinas. Contudo é necessário antes verificar com um veterinário a real necessidade de fazer isso ou como fazer.

Isto é, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que só pode fazer seu cachorro vomitar se fizer menos de duas horas que ele ingeriu as toxinas. Caso contrário, em mais de duas horas a substância já terá saído do estômago e terá sido absorvida pelo sangue.

Além disso, é imprescindível saber quando NÃO provocar vômito no seu cachorro, pois pode acabar sendo prejudicial em muitos casos. Ou seja, se o seu cachorro ingeriu qualquer um dos seguintes produtos, NÃO induza o vômito:

  • Substâncias cáusticas (como as desentupidoras de cano);
  • Qualquer produto ácido ou alcalino;
  • Produtos à base de petróleo (tais como terebintina, querosene ou gasolina);
  • Objetos cortantes (como vidro quebrado, pregos etc.);

Semelhantemente qualquer outro produto cuja embalagem diga para não provocar vômito em caso de ingestão. Similarmente é importante que você não faça o seu cachorro vomitar caso ele esteja inconsciente ou caso já tenha vomitado. A indução ao vômito também deve ser evitada caso o cão mostre falta de ar ou tontura.

Caso o seu cachorro tenha ingerido qualquer das substâncias mencionadas acima você deve levá-lo imediatamente ao veterinário.

Por analogia, ou seja, em situações normais o veterinário irá sugerir o vômito apenas quando o cachorro ingeriu alguma das seguintes substâncias:

  • Chocolate;
  • Anticongelante;
  • Veneno de rato;
  • Remédios não orientados para cachorros.

 

Meu Cachorro está Vomitando - O que o Vômito Significa?

Embora o cachorro vomitando não seja das melhores imagens, é necessário prestar atenção em como é o vômito do pet. Surpreendente somente ao analisar o vômito será possível determinar a condição do cachorro, entender se necessita de remédio ou não.

 

Cachorro vomitando amarelo

Se você vê o cachorro vomitando amarelo isso significa presença de bile, líquido do sistema digestório. Aliás, isso também vale se você vir o seu cachorro vomitando verde. Isso significa basicamente que a comida ficou no estômago por algum tempo e já foi parcialmente digerida. Ou seja, vomito amarelo e vomito verde são relativamente comuns. Caso o vômito seja inteiramente líquido então você pode precisar consultar um veterinário.

 

Cachorro vomitando espuma branca

Se o cachorro está vomitando espuma em pedaços ou de forma parcial, isso pode não ser vômito de fato. Nesse sentido pode ser expectoração ou sinalizar que o cão está com tosse dos canis.

 

Cachorro vomitando comida que não foi digerida

Ver o cachorro vomitando comida que não foi digerida significa que a comida não ficou muito tempo no estômago dele. Isso normalmente quer dizer que o cachorro está comendo rápido demais. Ademais, atividades físicas após a alimentação do pet também pode causar isso. Se isso acontecer com seu cachorro frequentemente, procure utilizar uma tigela especial para alimentação lenta.

 

Cachorro Vomitando Sangue ou bile

Para saber se o cachorro está vomitando sangue ou bile é necessário analisar a coloração do vômito. Bile é um líquido que ajuda na digestão e tem cor amarela, laranja, marrom claro ou tom esverdeado. Normalmente tem um cheiro azedo forte (cheiro que normalmente associamos ao vômito). É muito comum que haja bile e alimentos mastigados na maioria dos vômitos dos cachorros.

Entretanto, vomito com sangue pode ser uma situação alarmante. Vomitar sangue é o mesmo que hematêmese. Dependendo de onde veio pode significar diversos quadros diferentes.

O sangue fresco vai ser geralmente em coloração vermelho vívida e brilhante. Pequenas quantidades de sangue fresco no vômito pode indicar um corte ou irritação no esôfago, garganta e também na boca.

Sangue escuro ou preto significa que o sangue já foi digerido. Normalmente indica hemorragia interna ou úlcera de estômago. Assim sendo, é necessário entrar em contato com o veterinário imediatamente caso veja seu cachorro vomitando sangue dessa maneira.

Ao analisar o sangue que seu cachorro vomitou, lembre-se de pensar sobre o que ele comeu anteriormente. Alimentos de coloração forte como a beterraba podem fazer com que diagnostiquemos incorretamente.

 

Quais os Perigos do Filhote de Cachorro Vomitando?

Por serem menores, os filhotes de cachorro possuem um sistema imunológico menos desenvolvido. Dessa forma, pode ser uma situação séria caso veja o filhote de cachorro vomitando. Além disso, é necessário ainda mais atenção caso o filhote tenha menos de 6 meses.

Caso o filhote de cachorro vomite apenas uma vez, isso pode significar um estômago sensível. Contudo, caso se torne recorrente (vômito agudo), é necessário levá-lo ao veterinário.

Você também deve levar seu animalzinho diretamente ao veterinário caso ele mostre sinais de dor ou fraqueza ao vomitar. Igualmente deve levá-lo caso demonstre letargia, inchaço e diarreia. Isto é, qualquer um desses sinais em conjunto com o vômito é motivo de atenção dobrada.

Filhotes de cachorro têm mais risco de desidratação do que cachorros adultos. Caso o seu filhotinho de cachorro esteja apresentando sinais de desidratação, leve-o ao veterinário. Mesmo que você não tenha certeza, é melhor garantir.

 

Cachorro Vomitando? 5 Perguntas que Você Deve se Fazer

Não é fácil diagnosticar um cachorro vomitando. Portanto é bom se lembrar que talvez você não consiga diagnosticar o que está acontecendo. De qualquer maneira, há algumas perguntas que você pode se fazer para entender porque o cachorro está vomitando:

  1. Até onde você sabe, seu cachorro comeu ou bebeu algo que não deveria? Olhe em volta e procure por pacotes abertos, pílulas de remédio, lixo etc.
  2. Você trocou a ração do seu cachorro recentemente ou começou a dar petiscos? Alguém está dando comida de gente para o seu cachorro? Se sim, podem ser sinais de alergia a esses alimentos.
  3. Como é o vômito do seu cachorro? O vômito contém bile, restos de comida, espuma? Há sangue no vômito?
  4. Quantas vezes seu cachorro vomitou? Com que regularidade isso tem acontecido? Ele está comendo e bebendo algo no intervalo dos vômitos?
  5. Você consegue perceber algum outro sintoma como diarreia, letargia, febre, dor ou qualquer coisa fora do normal?

 

Meu Cachorro não para de Vomitar

Caso o cachorro vomite apenas uma vez isso não deve ser motivo de grande preocupação. No entanto, atente-se caso o cachorro vomite mais de uma vez ou tenha alguns dos seguintes quadros::

Cachorro vomitando com diarreia: risco de desidratação

Caso o seu cachorro esteja vomitando constantemente e também tenha diarreia ele pode estar em risco de desidratação. Um cachorro desidratado pode ficar doente muito rapidamente, então fique atento aos sinais para evitar isso.

Os sinais de que o cachorro está desidratado incluem perda de elasticidade da pele e letargia. É possível também perceber respiração ofegante, gengivas e nariz seco em casos de desidratação.

 

Distúrbios nos Eletrólitos e no Equilíbrio Ácido-Base

Se o seu cachorro ficar muito desidratado por causa do vômito e diarreia, o equilíbrio ácido-base e seus níveis de eletrólitos poderão ficar alterados. Os fluídos e líquidos que regulam o trato gastrointestinal são perdidos em casos de vômito e diarreia. Portanto, casos de vômito agudo precisam ser tratados com cuidado para evitar maiores problemas.

 

 

Seu cachorro está vomitando? O Diagnóstico do Veterinário

Se o seu cachorro tem vômito agudo ou está vomitando com mais sintomas, você deve levá-lo a um veterinário rapidamente. O veterinário irá então fazer algumas perguntas sobre como e quando o cachorro ficou doente.

Por isso, tente ir ao veterinário preparado com o máximo de informações que você tiver. Você deve saber quando o cachorro ficou doente e por quanto tempo tem estado vomitando. Também vai precisar informar se mudou algo na alimentação do cachorro ou se ele ingeriu algo que não deveria. Quanto mais informações você der ao veterinário, mais fácil será de fazer o diagnóstico.

 

O que acontece durante o exame físico

É bem provável que o veterinário faça um exame físico para saber o que está deixando o seu cachorro doente.

O veterinário irá essencialmente analisar de acordo com as informações que você forneceu. No entanto, é certo que verificará a temperatura e também apalpará o cachorro para saber se há dor ou inchaço. Também irá buscar por sinais de desidratação e vai usar o estetoscópio para ouvir seus batimentos.

Em alguns casos o veterinário pode solicitar a realização de exame das fezes do cachorro e também do sangue. Dependendo do que se suspeita, um ultrassom e também um raio-x podem ser necessários.

 

Testes que o Veterinário deve fazer a um Cachorro Vomitando 

É normal que o veterinário consiga diagnosticar tudo apenas com um teste físico, dada sua competência. Porém, se o veterinário não conseguir diagnosticar o motivo que faz o cachorro vomitar, ele pode precisar de mais testes para saber o que está acontecendo. Esses testes podem incluir:

 

Urinálise

O exame de urina é muito útil para que o veterinário verifique se o rim do cachorro está funcionando bem. Também serve para saber se há alguma infecção presente no pet. Muitas vezes é possível detectar desidratação apenas pela cor da urina. Em muitos casos a urina precisa ser colhida diretamente com uma agulha, processo chamado de cistocentese. A urinálise será comumente recomendada quando o dono do pet disser “meu cachorro não quer comer” ao veterinário. Ainda assim esta não é a principal indicação.

 

Verificação do pH do Vômito

Saber o pH do vômito é importante para determinar se o cachorro está vomitando ou regurgitando. Essa identificação é feita através dos níveis de pH encontrados no que foi expelido. Quando o nível do pH é 5 ou menos, é vômito. No entanto, caso apresente níveis mais altos, será regurgitação.

 

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ou eletrocardiografia) é um teste que mede a atividade elétrica do coração. Normalmente não se pede este teste em um cachorro vomitando, a menos que apresente outros sintomas.

 

Radiografia

A radiografia é normalmente solicitada quando o cachorro apresenta quadro de vômito agudo. Também pode ser solicitada quando há suspeita de que o cachorro tenha algum objeto estranho no trato digestivo

 

Laparoscopia

A laparoscopia consiste em uma incisão feita na parede abdominal do cachorro para que se tenha acesso ao seu interior. Caso haja suspeita de bloqueio no trato digestivo o veterinário irá pedir este tipo de intervenção.

 

Endoscopia

Caso queira buscar por bloqueios, sangramentos e tumores é provável que o veterinário peça para fazer uma endoscopia no cachorro. Consiste em uma câmera longa e fina inserida no animal para observação interna.

 

O que fazer para o Cachorro parar de Vomitar?

Tão logo você tenha descoberto o motivo que leva o seu cachorro a vomitar, é necessário tomar alguma atitude para que o seu pet se sinta melhor.

Como o vômito é um sintoma e não uma condição, o veterinário sugerirá o tratamento de acordo com o que o causa. Isso é feito pois tratar a causa é mais eficaz do que apenas tratar o vômito.

O remédio caseiro para vomito mais comum (ou para cachorro vomitando) é colocá-lo sob uma dieta de alimentos leves. Isso inclui o arroz, frango bem cozido sem pele e batata. É importante que nada tenha tempero nem sal. O veterinário também poderá recomendar:

 

Fluidoterapia

Um cachorro que passou algum tempo pode ficar facilmente desidratado.  Seja por reidratação oral ou aplicação intravenosa, a fluidoterapia pode ajudar nesse quadro. Analogamente o veterinário verificará se o cachorro precisa ou não de fluidoterapia. Normalmente se sugere em casos de diarreia e vômito.

 

Antieméticos

Os remédios antieméticos bloqueiam sinais do cérebro que induzem o cachorro a vomitar. Embora de fácil acesso, você precisa de prescrição veterinária para eles. Alguns antieméticos que o veterinário pode prescrever incluem:

  • Metroclopramida
  • Cerenia (citrato maropitant)
  • Maropitant
  • Ondansetrona
  • Clorpromazina

É importante que você só dê algum dos medicamentos acima para o seu cachorro se o veterinário assim orientar.


Remédios Bloqueadores de Histamina

Principalmente indicado o uso de anti-histamínicos caso o cachorro esteja vomitando por causa de uma intolerância alimentar ou reação alérgica. Medicamentos desta natureza impedem que o sistema imunológico reaja de maneira exagerada.

 

Antiácidos

Se o cachorro estiver sofrendo de gastrite ou úlcera de estômago o veterinário poderá recomendar antiácidos. Normalmente, a forma mais recomendada de antiácido para cachorro é a famotidina.


Protetores para a Boca do Vachorro

Por ter um alto teor ácido, o vômito é capaz de causar danos à boca do cachorro. Por isso, é normal que o veterinário indique um creme ou spray que proteja seu interior.


Antibióticos para Cachorro Vomitando

O cachorro vomitando pode ser sintoma de uma infecção adjacente. Nesses casos o veterinário irá indicar tratamento com antibióticos. Ou seja, neste caso o remedio para enjoo são os antibióticos. Os antibióticos para cachorro mais comuns são:

  • Metronidazol - para distúrbios gastrointestinais;
  • Enrofloxacina - geralmente para infecções de vias respiratórias, pele e trato urinário;
  • Amoxicilina - para feridas e infecções;
  • Clindamicina - normalmente para infecções de ossos, dos dentes e alguns tecidos.

Além disso, lembre-se: antibióticos devem ser administrados somente sob a orientação do veterinário. Não dê antibiótico ao seu cachorro em caso de suspeita de infecção viral.

 

Posso dar Salicilato de Bismuto para meu cachorro?

É comum que muita gente recorra ao salicilato de bismuto nos primeiros sinais de desconforto estomacal. Em alguns casos o veterinário irá indicar que se utilize esta substância no tratamento do seu cachorro.

No entanto, não dê salicilato de bismuto ao seu cachorro caso o veterinário não tenha dito para fazer isso.

 


Cachorro Vomitando e Sinais de um Cão Doente

Não há grandes preocupações caso o seu cachorro vomite apenas uma vez. Porém, caso ele vomite mais de uma vez em um período menor que 24h você precisa levá-lo a um veterinário.

Primordialmente, como orientação geral, é importante garantir um estilo de vida saudável para o seu cachorro. Dar uma ração de qualidade é primordial para evitar que esteja exposto à doenças, é o melhor remédio para enjoo. Além disso, pode ser importante suplementar sua alimentação de forma natural, como com óleo de canabidiol CBD, por exemplo.

Embora o vômito em cachorros seja comum, pode significar muitas coisas graves ou fatais. Leve seu cachorro ao veterinário em caso de dúvidas.

← Older Post Newer Post →